Torneio de Mecânica

O Torneio de Mecânica é uma iniciativa do PET-Física que busca trazer maior inclusão e incentivo para os calouros do curso de Física e demais cursos de exatas. O torneio é inspirado no International Physics Tournament (IPT) e busca trabalhar a capacidade de solucionar problemas de forma criativa e livre, sendo permitida qualquer maneira de solução e a forma de análise do problema.

Semana da Física

A Semana da Física é um evento promovido anualmente na Universidade de Brasília (UnB) durante a Semana de Extensão Universitária. Até o presente, foi realizada quatorze vezes. O evento visa explorar e discutir diversas áreas da Física. A escolha de temas e palestrantes é feita consultando professores e estudantes, tanto da graduação quanto da pós-graduação, para atingir um público maior e de interesses variados. Desse modo, estudantes de graduação são possibilitados de conhecer campos de atuação profissional na Física, enquanto os estudantes de pós-graduação podem expandir seus conhecimentos em suas principais áreas de interesse. Em suma, o ambiente de discussão permite estabelecer contato entre pesquisadores e futuros pesquisadores, aumentando a interação acadêmica.

Jornada de Ciências

A Jornada de Ciências é um que evento que partiu da concepção da construção de um evento que seguia os moldes da Semana da Física, que é vinculada a Semana Universitária da UnB. O evento propõe a divulgação da Física voltada para o público do ensino básico, de maneira a estimular jovens aspirantes à uma carreira científica como Físico.

Workshop de Física Experimental

O workshop consiste em um evento voltado para prover reforço aos estudantes de graduação no que tange à elaboração dos relatórios das disciplinas de Física Experimental e para fornecer base teórica aos alunos da educação básica que prestarão a segunda fase da Olimpíada Brasileira das Escolas Públicas.

ENAPET

O ENAPET é o Encontro Nacional dos Grupos PET, o evento ocorre anualmente em diferentes universidades do país e tem como objetivo ser um espaço de discussão acerca de temas relevantes para o programa. Além disso o ENAPET é uma oportunidade para que os PETianos apresentem seus trabalhos e troquem informações com membros de outros grupos PET. O XXV ENAPET ocorrerá em 2020 na Universidade Federal do Paraná, para mais informações visite o site do evento.

Escolas e eventos diversos

O PET realiza periodicamente ao longo do ano escolas e eventos com temáticas diversas. Uma lista com os eventos e escolas passadas pode ser encontrada aqui.