1º Torneio de Mecânica
O 1º Torneio de Mecânica é uma iniciativa do PET-Física, idealizada pelo petiano Caio Valadares, que busca trazer maior inclusão e incentivo para os calouros do curso de Física e demais cursos de exatas. O torneio é inspirado no International Physics Tournament (IPT) e busca trabalhar a capacidade de solucionar problemas de forma criativa e livre, sendo permitida qualquer maneira de solução e a forma de análise do problema.
A competição será realizada no dia 01 de julho de 2023, no Centro Internacional de Física da UnB. Serão de 8 a 12 equipes, de 2 ou 3, participantes que devem resolver os problemas propostos da melhor maneira possível, podendo ou não complicá-los. No entanto, apenas uma equipe poderá ser conhecida como os monarcas da mecânica da Universidade de Brasilia.
A MINI-ATIVIDADE "TESTE DE RESISTÊNCIA" É ABERTA AO PÚBLICO NÃO INSCRITO, MEDIANTE CREDENCIAMENTO NO EVENTO. A ATIVIDADE OCORRERÁ SÁBADO, 01 DE JULHO, ÀS 14:00. RECOMENDA-SE QUE OS INTERESSADOS CHEGUEM 13:15, PARA O COFFEE BREAK E PARA O REGISTRO.
Além do evento principal, haverá também mini-atividades que buscam integrar todos que participarão do envento e não irão competir.
ATENÇÃO: AS INSCRIÇÕES ESTÃO ABERTAS ATÉ DIA 30/06, PARA DISCENTES DE TODOS OS SEMESTRES.
Localização do Evento
O evento ocorrerá no CIF (Centro Internacional da Física), localizado no Pavilhão Multiuso II do Campus Darcy Ribeiro.
Mini-atividades
As mini-atividades são competições paralelas ao Torneio e abertas para os grupos inscritos, com premiação própria ao final do evento. Essas atividades seguem o tema de mecânica clássica, sendo elas:
- Queda Lenta: qual o tempo máximo que você consegue fazer uma folha de papel ficar no ar?
- Teste de Resistência: quantos quilos uma ponte feita de palitos de picolé pode suportar?
Premiação
Haverá premiação para os finalistas do torneio principal e para os ganhadores da mini-atividades, além de sorteios que irão acontecer durante o torneio. A lista de premiações estão listadas abaixo:
Torneio:
1º Lugar:
- Camiseta Personalizada
- Título "Monarca da Mecânica."
- Ingressos para o SESI-LAB
- Livros da Editora UnB
2º Lugar:
- Camiseta Personalizada
- Ingressos para o SESI-LAB
- Livros da Editora UnB
3º Lugar:
- Camiseta Personalizada
- Ingressos para o SESI-LAB
- Livros da Editora UnB
Miniatividade 1:
- Queda Lenta: os participantes terão 2 horas para estilizar uma folha de papel A4 de modo que, ao ser liberada de uma altura h, ela passe o maior tempo possível no ar.
Miniatividade 2:
- Teste de Resistência: os participantes terão 2 horas para construir uma ponte, utilizando somente palitos de picolé e cola branca, de modo que ela consiga sustentar o maior peso possível.
Inscrições:
Deseja inscrever sua equipe? Clique aqui. Também é permitida a inscrição individual. Os que optarem pela inscrição individual serão encaixados em grupos por meio de sorteio.
OBS: TODOS OS CAMPOS DEVEM SER PREENCHIDOS, CASO SEJA UMA DUPLA, OU INDIVIDUO BASTA REPETIR A INFORMAÇÃO DE ALGUM DOS PARTICIPANTES.
Lembre-se as inscrições são limitadas, tanto para participantes como para monitores. As vagas destinadas a participantes serão preenchidas por ordem de chegada. Já os monitores serão selecionados a partir de uma análise da comissão organizadora!
Documentos Importantes
Andamento do Torneio
O Torneio de Mecânica é divido em sessões. Em cada sessão, 3 grupos serão avaliados por uma banca avaliadora, composta por professores e alunos do Instituto de Física. Esta avaliação será feita com base nas apresentações dos problemas e nos debates que serão feitos entre os grupos.
- Em uma sessão, cada um dos 3 grupos apresentará um problema, da escolha do grupo, totalizando na apresentação de 3 problemas por sessão.
- Não haverá repetição de problemas dentro da sessão. Os grupos deverão apresentar problemas diferentes.
- Cada sessão é dividida em 3 rodadas. Para cada rodada, um problema será apresentado.
- Cada rodada terá a duração de 40 minutos. Assim, uma sessão durará 2 horas.
Para a apresentação, o grupo escolherá um(a) porta-voz, que irá mostrar a solução do problema para o resto dos participantes.
- Somente o(a) porta-voz do grupo falará durante a apresentação. Ele(a) terá no máximo 15 minutos, ininterruptos, para apresentar a solução do grupo.
- Enquanto o(a) porta-voz apresenta, o resto do grupo assiste, sendo permitida a circulação de outro membro, sussurrador, que poderá realizar a comunicação entre o apresentador e o resto do grupo.
- O apresentador terá acesso a quadro branco e pincéis para fazer sua apresentação.
- É importante lembrar que, enquanto a apresentação deva ser o mais objetiva possível e caber em 15 minutos, o diagrama de forças é cobrado para todos os problemas.
Assim, em um grupo com 3 pessoas, enquanto a pessoa 1 apresenta, uma pessoa 2 pode caminhar pela sala para passar mensagens entre pessoas 1 e 3 do grupo. Este membro não poderá falar para a banca, mas poderá sussurrar no ouvido do apresentador.
Os outros 2 grupos serão os revisores dessa rodada e devem fazer perguntas para o grupo apresentador. Cada grupo deve escolher um porta-voz para fazer as perguntas. As perguntas devem ter, no máximo, 40 segundos e não devem ser interrompidas. O grupo apresentador terá 3 minutos para responder.
- Haverá 2 equipes revisores em uma rodada, uma primária e uma secundária. A única diferença entre as duas é a ordem em que realizarão as perguntas.
- As equipes revezarão para fazer as perguntas. A equipe revisora primária fará a primeira pergunta, seguida pela pergunta da equipe secundária e assim por diante, até que se encerrem os 15 minutos de perguntas ou até que os grupos revisores não tenham mais perguntas.
- Um grupo revisor pode se comunicar entre si, mas só um membro, o porta-voz, irá falar para a banca e o resto dos participantes.
É IMPORTANTE RESSALTAR QUE, CASO O GRUPO AVANCE PARA AS ETAPAS SEMIFINAIS E FINAIS, O APRESENTADOR DO PROBLEMA DEVE SER VARIADO: NÃO É POSSÍVEL UM MESMO ALUNO DESEMPENHAR PAPEL DE APRESENTADOR MAIS DE UMA VEZ.
NÃO HÁ RESTRIÇÃO PARA REPETIÇÃO DO PROBLEMA POR UM GRUPO EM RELAÇÃO À FINAL DO TORNEIO: UM GRUPO NÃO PODERÁ APRESENTAR O MESMO PROBLEMA PARA AS CLASSIFICATÓRIAS E AS SEMIFINAIS, MAS PODERÁ REPETIR O PROBLEMA DESSAS ETAPAS NA FINAL.
O Torneio foi idealizado para ser, além de uma competição, uma oportunidade para os alunos do Instituto de Física e de cursos correlatos debaterem e discutirem mecânica clássica. Esse debate visa a construção de ideias e expansão de pontos de vista, estimulando criatividade e outras características importantes de um pesquisador. Assim, recomenda-se que todos os participantes entrem no evento com espírito esportivo e disposição para aprender com seus colegas.
- Vale ressaltar que o grupo vencedor apresentará, no máximo, 3 problemas. Dessa forma, é importante que todos os grupos tenham, no mínimo, 3 problemas prontos para apresentação.
- Os grupos também terão que fazer perguntas sobre outras apresentações, então é importante que saibam algo sobre a teoria dos outros problemas, mesmo que não tenham feito suas soluções completas.
- É permitida a todos os grupos consulta a materiais externos, como artigos, livros e anotações, desde que não seja de forma online.
- Nada impede os competidores de continuarem trabalhando em seus problemas no dia do Torneio.