Escola Ivan Soares Ferreira
Anteriormente conhecida como Semana da Física para o Ensino Médio (2019), a Escola Ivan Soares Ferreira surgiu como uma extensão da Semana da Física, que é realizada durante a Semana Universitária da UnB. Entretanto, esse evento é voltado para a comunidade externa, em especial, para alunos de Ensino Médio do DF e entorno. Renomeada em homenagem ao Prof. Dr. Ivan Soares Ferreira (1980 - 2020), que foi um ávido divulgador da ciência brasileira, a Escola ISF busca proporcionar aos estudantes um primeiro contato com o ambiente universitário e com as áreas de pesquisa da Física Contemporânea. Desse modo, é, principalmente, um evento de divulgação científica! A Escola conta como uma diversidade de atividades, dentre as quais: visita aos laboratórios do Instituto de Física, observação astronômica, oficina de experimentos, debate sobre ficção científica e muito mais. Contamos com sua presença!
Quem foi Ivan Soares Ferreira? In Memorian
“
Professor Dr. Ivan Soares Ferreira (1980-2020)
- Uma vida dedicada à ciência -
“É muito difícil e doloroso escrever sobre uma pessoa próxima que nos deixou. É mais doloroso ainda quando essa pessoa era jovem e tinha um grande futuro pela frente. Fica uma sensação estranha de que houve uma ruptura na ordem natural em que as coisas devem acontecer na natureza. E isso, infelizmente, aconteceu com o nosso colega Ivan Soares Ferreira. A física, de que ele tanto gostava, falhou miseravelmente nesse aspecto. Assim, é com inconformismo e com muita tristeza que escrevemos essa breve nota sobre o nosso colega Ivan, que nos deixou recentemente, de forma precoce. Na vida de professor encontramos uma variedade de bons alunos oriundos de diferentes escolas e classes sociais. Independentemente dessas origens, alguns são muito especiais. E este era o caso do nosso colega Ivan. Ex-aluno de graduação (1997-2000) e mestrado (2001-2003) do Instituto de Física da Universidade de Brasília (IF-UnB), depois se tornou aluno de doutorado em astrofísica (2003-2008) no INPE. Como aluno no IF- UnB, ele sempre se destacou como um dos melhores da turma em todas as disciplinas. No INPE, esse desempenho se repetiu. Em 2009, se tornou professor do IF-UnB.
“Sua vocação para a pesquisa científica se manifestou de forma clara logo depois que ele me procurou interessado em realizar trabalhos experimentais nas áreas de plasma e de astrofísica. Sua dedicação e aplicação ficaram evidentes quando ele demonstrou alto grau de conhecimento prévio para um aluno iniciante na área de plasmas espaciais. Posteriormente, ele demonstrou também alto nível de independência para pesquisa. Em seu trabalho de mestrado, ele não só montou a primeira fonte de plasma do tipo Hall do Laboratório de Física dos Plasmas praticamente sozinho, como também fez vários dos diagnósticos de plasma necessários para o experimento” (José Leonardo Ferreira).
“Tive a satisfação e o privilégio de ter o Ivan como aluno de doutorado no INPE. Ele interagia com o nosso grupo de pesquisa de forma leve, colaborativa e, o mais importante, sempre com um aporte intelectual dos mais significativos. E com uma independência admirável! Sua tese de doutorado envolveu o projeto e a construção de um receptor de micro-ondas para medir a emissão da nossa galáxia em 5 GHz. Era um
polarímetro. Na tese dele, foram mostrados os primeiros mapas dessa emissão. Ele foi o responsável direto pelo desenvolvimento desse polarímetro. Foi um trabalho primoroso. Ivan sempre me impressionou pela sua grande capacidade de trabalho e de entendimento sobre qualquer coisa relacionada à física, à matemática e à computação. Eu me surpreendia com essa capacidade. E, ao mesmo tempo, isso me alegrava muito. Era um prazer intelectual enorme conversar com ele sobre temas científicos e tecnológicos. Ele era tranquilo. Eu sempre brincava dizendo que ele não defenderia sua tese se não tomasse café. Ele não tomava café...” (Thyrso Villela).
“Na vida acadêmica, uma das situações mais agradáveis é participarmos da formação profissional de uma pessoa e depois nos tornarmos colegas de profissão. Foi o que aconteceu conosco em relação ao Ivan. Acompanhávamos, com satisfação, a carreira dele como professor do IF-UnB.
Ivan foi uma pessoa que nos marcou como professores e como colegas de profissão. Sentiremos muita falta de sua amizade e capacidade. Temos a certeza de que, da mesma forma que ele nos impressionou quando era aluno, ele também impressionou os seus alunos e colegas do IF-UnB como professor e entusiasta da ciência. A sua passagem entre nós não foi em vão. Ele deu contribuições importantes à ciência como aluno e como professor. E sobreviverá na memória dos seus alunos que, certamente, sempre se lembrarão da forma tranquila, prazerosa e, sobretudo, competente como ele transitava pela ciência. Seus alunos saberão passar para as próximas gerações o espírito com o que o Ivan encarava os desafios científicos. E isso é um conforto. Aprendemos muito com você, Ivan! Obrigado! Descanse em paz, colega!
José Leonardo Ferreira (UnB)
Thyrso Villela (INPE/CGEE/UnB)
”
Programação
Segunda-Feira - 18/07
‣ Abertura - 09h00
‣ Palestra 01 - 09h15
‣ Palestra 02 - 10h20
‣ Palestra 03 - 11h25
‣ Oficina de experimentos - 14h00
‣ Intervalo - 16h30
‣ Palestra 04 - 16h50
Terça-Feira - 19/07
‣ Palestra 05 - 09h15
‣ Palestra 06 - 10h20
‣ Palestra 07 - 11h25
‣ Filme e debate - 14h00
‣ Intervalo - 16h30
‣ Planetário - 16h50
Quarta-Feira - 18/07
‣ Palestra 08 - 09h15
‣ Palestra 09 - 10h20
‣ Palestra 10 - 11h25
‣ Visita aos laboratórios - 14h00
‣ Intervalo - 16h30
‣ Encerramento - 16h30
Inscrições